quarta-feira, 23 de março de 2011

Irmandade dos Homens Pretos homenageia Terreiro do Bogum



A Irmandade dos Homens Pretos realiza uma missa neste domingo (19) às 10:30hs , na Igreja de Nossa Senhora do Carmo (Pelourinho) em homenagem aos representantes do Terreiro do Bogum ( Zoogodô Bogum Malê Rundó) localizado no Ladeira do Bogum no Engenho Velho da Federação.
A Irmandade do Rosário Homens Pretos é uma entidade católica de matriz africana fundada em 1796 responsável pelas atividades da Igreja de Nossa Senhora do Rosário localizada no Largo do Pelourinho.


Terreiro do Bogum ( Zoogodô Bogum Malê Rundó)


O Terreiro de Bogum, de Nação Jeje, Candomblé de tradição Jeje Mahin, tem muitas diferenças em relação aos outros terreiros de Salvador. A principal diferença é a língua falada nos rituais. Como explica Jaime Sodré (ogã da casa há 35 anos), no culto dos Voduns do Daoméa a língua falada pelos jeje é o éwé, do povo fon, com tradição ligada ao Benin. A maioria dos candomblésnagô e utiliza como língua o iorubá. Além da língua, alguns rituais dos jeje são diferentes. No Terreiro do Bogum não existem Orixás, lá se cultuam os Voduns e recebem outras denominações.

Texto e Foto: Patrícia Bernardes
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário