quarta-feira, 23 de março de 2011

Uma fé bárbara


Um tapete vermelho e branco.
Foi assim que os baianos agradeceram as vitórias de 2010 em forma de fé e devoção a Santa Bárbara. O Largo do Pelourinho ficou lotado de fiéis e turistas imbuidos de uma esperança renovada a luz do Sol de Primavera na manhã deste sábado(04) em Salvador.

Aos olhos até dos mais "descrentes" que passaram pelo Pelourinho nesta manhã, nada além da fé bárbara em uma santa guerreira católica poderia explicar os aplausos, a chuva de pétalas vermelhas, as lágrimas e o olhar de agradecimento e renovação de pedidos por um mundo melhor - por uma Salvador melhor.

O que explica tamanha forma de agradecimento por parte dos baianos?O que explica os créditos dados a uma figura feminina com olhar " compadecido" esculpida em meio a tantas flores e gesso?
A resposta é imediata: a ideologia sincrética de uma mulher forte entorno de problemas superados com base na persistência e superação em sua época.

É assim que Santa Bárbara é vista...É assim que as mulheres da Bahia fizeram questão de se tornar maior número hoje ..."Uma fé bárbara" passada de família para família e com a certeza de dever cumprido em um rito de passagem entre mulheres , exemplos de força e procriação.
As mulheres geram o mundo...As mulheres idealizam soluções...As mulheres são a bússola forte de muitos escritórios, famílias, repartições, terreiros, igrejas, templos, salões do reino , hospitais, rádio,tv...

O gênero dito como "frágil" a tempos atrás ,é capaz de mover "céus e terras" em prol de seu ideal e o seu senso de proteção a sua prole.
A mulher supera o seu tempo...A mulher busca o seu espaço...E essa mesma mulher transforma a sua vida em exemplo para ser seguido pelas gerações futuras.

Viva Santa Bárbara!!!
Viva a Fé Tolerante!!!
Viva as Mulheres de Fibra do Mundo!!!!

Texto: Patrícia Bernardes
Foto:Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário